12.10.10

volante: finalização

Como finalização do Projeto Volante em Porto Alegre, foram montados 12 conjuntos com as gravuras produzidas, reunidas em grupos com a intenção de serem disponibilizadas para acervos de instituições públicas e ateliês coletivos.


.
.

Trechos do texto "Exposições Portáteis", de Regina Melim:

"As dinâmicas para pensarmos uma publicação como uma exposição têm na sua base uma série de referências históricas. (...) Destas, e sem dúvida, mais próximas desta noção que denomino de
exposições portáteis, foram as ações curatoriais empreendidas pelo jovem galerista, marchand e editor Seth Siegelaub. (...) Para ele, publicações significavam a mesma coisa que um espaço de galeria significa para a maioria das pessoas.
(...)
Em Xerox Book (1968), Seth Siegelaub legitima este formato de exposição utilizando e enfatizando
o meio de reprodução como estratégia crítica à unicidade e autenticidade de um trabalho de arte.
(...)
É importante que se ressalte que existe uma produção de trabalhos destinados mesmo a serem expostos em outros espaços. Que não precisam, necessariamente, de paredes, pois
são proposições.
(...)
Uma publicação é como uma
exposição itinerante. E, por ser portátil, o seu deslocamento é muito mais acentuado. Pode dispersar-se pelo mundo, até perder de vista.

//
Texto crítico que compõe a publicação
Meio, organizada por Marcos Sari e Daniele Marx, à qual tivemos acesso através do Ateliê Subterrânea, um dos espaços que conhecemos em nossa passagem por Porto Alegre durante a realização do Projeto Volante. Agradecimentos a James Zortéa.